Como configurar um roteador D-Link


Imagem de: Como configurar um roteador D-Link




Ter uma rede segura na sua casa ou empresa é algo imprescindível, mas muitas vezes a configuração do roteador, a porta de entrada da internet, se torna um grande obstáculo.





Para mostrar como realizar uma configuração efetiva em um roteador da marca D-Link (uma das mais famosas do mercado), criamos um tutorial que deve tirar algumas dúvidas que você possa ter.


Este tutorial foi feito em cima das funções do roteador D-Link modelo DIR-300.


1) Instalando o roteador



Talvez esse seja o passo mais simples de todo o tutorial: você precisa ligar um cabo de rede ao seu modem e a outra ponta na entrada WAN do seu roteador. Feito isso, conecte outros computadores via cabo, caso você venha a ter algum.


Essa instalação é necessária pois, assim, a conexão sai do seu modem e passa para o roteador que, por sua vez, a distribui para as diferentes máquinas que estarão em rede.


2) Acessando a página de configuração do roteador








(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)




Com o roteador conectado, é hora de entrar nas configurações do seu aparelho. Para acessar a página, entre com o seguinte endereço em qualquer navegador:



Em “User Name”, utilize o nome “Admin”; em “Password”, você  pode deixar o campo em branco.


Clique em “OK” e entre na tela de configuração do roteador D-Link.


3) Protegendo as suas configurações



Para aumentar a segurança das suas configurações, é interessante que você tome algumas medidas como alterar a senha geral do roteador e selecionar a maneira de conexão da sua rede.


3.1) Alterando a senha


Ampliar(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)


Clique em “Maintenance” e clique no botão “Admin Setup”. Feito isso, crie uma nova senha no campo sob “Administrator”. Confirme e clique em “Apply”. Pronto, a senha geral foi alterada.


3.2) Escolhendo o tipo de conexão ativa


Para evitar que computadores fora da sua rede tentem se conectar, você pode optar em desligar a conexão sem fio do seu roteador, de forma que somente os computadores ligados por cabo possam se conectar.


(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)


Para fazer isso, é muito simples. Basta você, na tela principal do roteador, escolher a opção “Wireless Setup” e desmarcar a caixa “Enable Wireless”.


4) Configurando a senha para conexão sem fio



Caso você deseje que a sua rede tenha conexão sem fio ativa para todos os usuário, é importante que você coloque uma senha para manter a segurança de todos e evitar que terceiros utilizem a rede.


Para fazer isso, dentro da página inicial do roteador, encontre o botão “Wireless”. Dentro da opção, clique em “Wireless Settings”. Na área nomeada “Wireless Security Mode”, escolha a opção “Enable WEP Wireless Security”.


(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)


Em “WEP Encryption”, selecione “128Bit”. Em seguida, no campo “WEP Key”, você deve incluir uma nova senha para a sua rede sem fio.


(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)


Quando terminar, clique no botão “Save Settings”, presente no topo da tela.


5) Altere o seu SSID



Caso você prefira mudar o nome da sua rede, tornando-a mais fácil de ser localizada pelos computadores que compartilham a sua conexão, clique em “Wireless Settings”. Dentro dessa área, vá até “Wireless Network Settings” e, no campo “Wireless Network Name”, inclua o nome que você quer dar à sua rede.


(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)


Feito isso, salve o título clicando em “Save Settings”, no topo da tela.


Para desativar a transmissão de SSID, selecione a opção “Enable Hidden Wireless”. Isso ocultará o nome da rede, deixando-a escondida para pessoas que possam querer compartilhar a sua conexão.


6) Filtrando os endereços MAC



Para filtrar os endereços MAC, clique na aba “Advanced” na tela de configuração do seu D-Link e selecione a opção “Network Filter”.


Nessa área, selecione a opção “Turn MAC Filtering ON and ALLOW computers listed to access the network”. Basicamente, você estará permitindo que os computadores listados possam se conectar à sua rede.


(Fonte da imagem: Reprodução/D-Link)


Digite o nome e o endereço MAC dos computadores que você deseja manter em sua rede, começando com a máquina que você está usando para configurar o roteador. Para finalizar, clique em “Save settings”, no topo da tela.






Como colocar senha em pastas [Windows]




Como colocar senha em pastas [Windows]



Você pode colocar senha em pastas do Windows para que outras pessoas que usam a máquina não tenham acesso











Você pode proteger pastas com uma senha para que outras pessoas que usam a máquina não tenham acesso ao que está dentro dela. Você pode limitar o acesso a edição do conteúdo de pastas no Windows, tornar os arquivos ocultos ou colocar senha usando programas como o WinRAR (Windows 10) e o Lock-a-Folder (Windows 7).


  • Como colocar senha no WhatsApp com o AppLock

  • Como criar senhas seguras para aplicativos e sites



lock-pixabay


Gerencie permissões de acesso a pastas no Windows



PastaPermissoesWindowsAvancado


  1. Clique com o botão direito na pasta desejada e selecione “Propriedades”;

  2. Em “Segurança”, observe se o usuário escolhido é “Sistema”;

  3. Clique no botão “Editar”, ao lado de “Para alterar permissões, clique em Editar”;

  4. Uma nova janela vai abrir, selecione a conta que você quer gerenciar;

  5. Em “Permissões para…”, você pode permitir ou negar: controle total, modificar, ler e executar, listar conteúdo da pasta, leitura, gravar e permissões especiais.



Deixe seus arquivos e pastas ocultos no Windows



ARQUIVOOCULTOWINDOWS


Outra opção é deixar seus arquivos ocultos no Windows. Na mesma tela, em propriedades (do arquivo, não da pasta), escolha a opção “oculto” para o que você deseja esconder. O arquivo não vai mais aparecer na lista dos seus documentos para qualquer pessoa, mas permanece escondido no computador. Para vê-los, no topo da janela, toque em “Exibir” e selecione “Itens ocultos”. Você voltará a ver os arquivos.





Coloque senha em pastas com o WinRAR


  1. Baixe o WinRAR no site oficial;

  2. Crie uma pasta e adicione os arquivos que desejar;

  3. Clique com o botão direito do mouse abriá um menu;

  4. Escolha a opção “Add to archive” (Adicionar para o arquivo);

  5. Será aberta uma nova janela, clique em “Set Password” (Definir senha);

  6. Escolha uma senha e clique em “show password” para verificá-la;

  7. Clique em “OK” e será criada uma nova pasta compactada com senha.



senha winrar windows pastas


Observação:


A pasta nova, com senha, será criada no mesmo local da outra. Ou seja, se a pasta estiver no desktop, ao criar uma pasta no WinRAR com senha, aparecerá no desktop.


Clique duas vezes para abrir. Para ver os arquivos, clique na chave, no canto inferior esquerdo da do WinRAR (na chave cinza), coloque a senha (a chave fica dourada).


Coloque senha em pastas com o Lock-a-Folder



Usuários de computadores mais antigos podem testar o Lock-a-Folder, compatível com Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Esse programa pede para que o usuário crie uma “senha mestra”. Depois, dentro dele, escolha a pasta a ser protegida e crie uma senha só para o folder. Lembrando que você pode desfazer a proteção por senha.