omo trocar os pentes de memória (DDR, DDR2 e DDR3) de notebooks


Levante os pentes de memória pelas bordas (Foto: Gustavo Ats)



Aquele seu notebook começou a ficar cansado, travando de hora em hora, e já não consegue rodar nem o seu navegador de internet junto com algum outro programa? Pois saiba que isso pode ser problema na (ou a falta de) memória RAM, e aumentar a quantidade de pentes de memória no seu notebook é um procedimento muito fácil.



Se você pretende fazer esta tarefa por conta própria, certifique-se quanto ao tipo de slot da sua memória RAM e verifique se sua placa-mãe possui suporte para mais pentes. Obviamente, não adianta tentar colocar uma memória DDR3 em um notebook que só aceita DDR2.



Outro detalhe que merece atenção: nem perca seu tempo tentando trocar uma memória soldada na placa. Isso é um procedimento para profissionais e não deve ser tentado por quem realmente não entender o assunto.



Depois de atentar sobre esses detalhes, vamos ao que interessa?



Passo 1: Retire a bateria e desconecte o notebook da tomada. Isso ajudará você a prevenir possíveis danos ao seu computador.



Passo 2: Na parte traseira, encontre o local indicado para a troca do pente de memória. Geralmente este espaço é identificado na parte de baixo do notebook. Se tiver dúvida, consulte o manual de instruções do computador.



Passo 3: Com cuidado, puxe os dois pinos identificados na foto para os lados. Perceba que o pente subirá, destacando-se para a troca.

Levante os pentes de memória pelas bordas (Foto: Gustavo Ats)



Passo 4: Agora que você removeu a memória antiga do lugar, com cuidado e segurando pelas bordas, retire-o do notebook. Nunca (mas nunca mesmo!) segure o pente de memória tocando-os nas partes douradas. Isso pode até queimar o pente. Prefira sempre as extremidades, onde não há nada do circuito para ser tocado.

Não toque nos terminais da memória (Foto: Gustavo Ats)



Passo 5: Coloque o pente de memória novo, novamente sem tocar nos terminais! Para ele encaixar, faça uma pequena pressão com os dedos nas laterais.



Faça uma pequena pressão no pente para baixo (Foto: Gustavo Ats)



Tarefa concluída. Mas ainda tem um detalhe: Se você usa um sistema operacional de 32 bits, você pode colocar a quantidade de memória que você quiser que não fará diferença alguma, pois esse tipo de sistema suporta no máximo 3,5 GB. Se você pretende usar mais de 4 GB de memória RAM, use um sistema de 64 bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário