Há algum tempo atrás, nos tutoriais que escrevi de como criar um pendrive bootável do Windows 7 e do Windows 8, me perguntaram se seria possível criar um pendrive com dois ou mais Sistemas Operacionais para escolher qual instalar, ou seja, um pen drive multiboot.
Existe esta possibilidade sim. Tem um aplicativo que faz todo o trabalho pesado para nós. Acredito que muitos conheçam, como também tem muitos profissionais da área de TI que desconhecem a existência deste aplicativo.
O aplicativo que me refiro é o YUMI Multiboot USB Creator, que pode ser baixado do site do desenvolvedor clicando aqui.
Criando um pen drive multibootável com o YUMI
Acredito ser um aplicativo bem simples de ser usado e que não requer muitos conhecimentos para se criar um pen drive multiboot.
Ao entrar no site do desenvolvedor e baixar o aplicativo, execute-o. Aparecerá uma tela idêntica a abaixo e então clique em I Agree para concordar com os termos de uso do programa.
Após concordar aparecerá a tela abaixo. Reparem que o software é executado direto, sem a necessidade de instalá-lo no computador.
O próximo passo é escolher o pendrive para a criação e transferências dos Sistemas Operacionais.
Na primeira transferência de Sistema Operacional para o pendrive, devemos clicar em Format para poder formatar e preparar o pendrive para o seu uso como é mostrado nas duas imagens a seguir.
Onde se refere ao Step 2, selecionaremos o primeiro Sistema a ser transferido para o pendrive. No meu caso, eu já baixei todas as imagens ISO dos Sistemas Operacionais que irei utilizar para a criação do meu pen drive multibootável. Caso não tenha baixado ainda, na seleção do Sistema Operacional ou software que queira, haverá o link para acessar o site e fazer o download das imagens ISO.
Como profissionais de TI, temos que ter todas as ferramentas necessárias para o suporte ao cliente. Aqui, a minha primeira opção foi a Linux Mint, uma distribuição Linux que pode ser iniciada diretamente do pen drive sem a necessidade de sua instalação (pode também ser instalado no computador). Uma das vantagens de uma distribuição que se inicia sem a necessidade de instalação é de recuperar arquivos do computador.
Depois de selecionar o Linux Mint para colocá-lo no pendrive, clicaremos em Browse para localizar e selecionar a imagem ISO deste Sistema. Na sequência clicaremos em Abrir.
Agora que o Sistema está selecionado, clicaremos em Create para começarmos o processo de cópia do Sistema Operacional para o pendrive.
Aparecerá a tela abaixo que preparará o pendrive para ser inicializável (bootável). Esta tela aparece só na primeira cópia do Sistema Operacional para o pendrive por estarmos configurando ele para se tornar bootável.
Ao clicar em Sim, começará a cópia do Linux Mint.
Ao finalizar a cópia aparecerá a tela abaixo perguntando se deseja copiar outro Sistema Operacional. Clicaremos em Sim para selecionarmos outra Distribuiação Linux, softwares ou Windows.
Então retorna a tela inicial do YUMI e faremos todos os mesmos processos, exceto clicar em Format, pois, se deixarmos marcado, o Linux Mint copiado anteriormente será apagado.
Agora dentre as opções, no caso aqui selecionei a opção referente ao Windows 7/8, selecionei a imagem ISO correspondente, que neste caso aqui é o Windows 8 Professional, e então clico em Create para iniciar o processo de cópia novamente.
Ao terminar a cópia do Windows, aparecerá a tela perguntando se desejamos efetuar outra cópia. Caso queira, clique em Sim e selecione outros aplicativos, caso contrário, clique em Não e o programa será encerrado e o pendrive estará pronto para o seu uso.
Ao navegarmos entre as opções de Sistemas Operacionais e softwares, temos alguns antivírus, antispywares e ferramentas de grande utilidade para os profissionais de TI poderem fazer suas manutenções, instalações, reparações e recuperações de arquivos.
Dependendo da capacidade do pendrive, podemos ter diversos softwares e sistemas operacionais para o uso.
Depois, basta selecionar o pendrive como primeira opção de boot do computador.
Espero que seja de grande ajuda este tutorial, pois acredito que para aqueles que não conseguiram criar um pendrive bootável com o Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 dos tutoriais anteriores, o YUMI será uma maneira mais descomplicada para a sua criação.
Abraços e até a próxima.


















Nenhum comentário:
Postar um comentário